Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

2.7 PLANO DE AULA

Eproinfo: Tecnologias na Educação Bonfinópolis de Minas-2012
Ezilene Fátima Souza Braga
 Estrutura curricular: Modalidade/nível de ensino: 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Componentes curriculares: Educação Religiosa e interdisciplinaridade.
 Tema: Família
 Dados da aula: O que o aluno poderá aprender com esta aula? -Reconhecer-se como membro de uma família; -Identificar o grau de parentesco e diversas organizações familiares; -Entender a importância da família; -Contribuir para a segurança e autoestima positiva da criança.
 Duração das atividades: 1 aula 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno -Discutir previamente alguns conceitos como: estrutura familiar e sua importância para a formação do cidadão; -Reconhecer a importância de todos os membros da família na formação de uma sociedade mais equilibrada; -Refletir sobre a família como valor mais importante para sua formação. Estratégias e recursos da aula
1º momento: Explicar como é formada as famílias, quem faz parte dela; seus principais personagens: avô, avó, pai, mãe, irmãos; dando ênfase a importância de cada um na estrutura familiar.
 2º momento: Propor aos alunos através de uma roda de conversa, que cada um conte um pouquinho sobre sua família.
3º momento: Apresentar um vídeo clip da música Família de Regis Danese e levar a letra da música para que os alunos possam acompanhar cantando.
 Os recursos utilizados são: Pen drive, nootbok, câmara digital, datashow, folhas xerocadas. 

 Avaliação: A avaliação será feita a partir do envolvimento dos alunos, e o interesse pelo assunto, priorizando a valorização da família independente da forma que ela é, pois qualidades e defeitos todas as famílias possuem.
De acordo com Tolstoi, “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.”É fundamental o resgate do respeito, do afeto, do carinho, sobretudo do amor verdadeiro nas famílias. Uma sociedade melhor começa em casa. A família é unida por um laço de amor, se o nó desse laço desfizer o amor acaba e a família também.

LINK DO VIDEO:
Família de REGIS Danese
 http://www.youtube.com/watch?v=5vULIBk4Be0

Referência: WWW.portaldoprofessor.mec.gov.br Blogger : Professorlilo.com.br- a-importância-da-família-na-educação-dos-filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário